Foi num ambiente festivo que a Fundação António Quadros inaugurou as suas instalações em espaço cedido pela Câmara Municipal de Rio Maior ...
Foi num ambiente festivo que a Fundação António Quadros inaugurou as suas instalações em espaço cedido pela Câmara Municipal de Rio MaiorA cerimónia decorreu na tarde do último sábado na Biblioteca Municipal de Rio Maior, local que alberga agora todo o espólio de António Quadros e de seus pais Fernanda de Castro e António Ferro.
Neste espaço pode-se encontrar, para além de imensos livros, quadros da família, diversas obras de arte originais, monografias, recortes de imprensa, fotografias e até mesmo uma antiga mesa que António Quadros guardava na sua casa de Vale de Óbidos.
Na cerimónia de inauguração usaram da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Presidente do Centro Nacional de Cultura e membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros, Guilherme d’Oliveira Martins, a Presidente da Fundação, Mafalda Ferro, e a designer Mafalda Samwell Diniz, autora da imagem gráfica da Fundação.
Isaura Morais começou por afirmar que “ter a Fundação António Quadros – Cultura e Pensamento em Rio
Maior é para nós um orgulho imenso e prova de que, mesmo em tempos em que as verbas escasseiam, é possível continuar a aposta na cultura”.
Prosseguindo, a Presidente da Câmara frisou ainda: “Todos sabemos que a ligação de António Quadros a Rio Maior, terra que escolheu para ser o seu local de reflexão, tendo aqui produzido muito do seu trabalho, foi um dos pontos de partida para que pudéssemos levar a bom porto este acordo entre as duas entidades”.
A finalizar a edil riomaiorense afirmou que “a fundação contará sempre com o apoio da Câmara Municipal para que possa aqui desenvolver as acções de carácter cultural, artístico, científico, educativo e social que promovam um maior conhecimento da literatura portuguesa e que se fale de Rio Maior também por esse trabalho de promoção e investigação literária”.
Para Mafalda Ferro “mudar as instalações da fundação para Rio Maior representa uma das maiores homenagens que este ano foi prestada a António Quadros”, destacou a Presidente da Fundação.
De realçar ainda que nesta cerimónia, para além de muitos amigos da família, marcaram presença os três filhos de António Quadros, Mafalda, António, e a escritora Rita Ferro.
A Fundação António Quadros – cultura e pensamento tem por fim o estudo e a divulgação do Pensamento e da Obra de António Quadros, Fernanda de Castro, António Ferro e de quaisquer personalidades de mérito, através de acções de carácter cultural, artístico, científico, educativo e social com especial enfoque nas áreas da cultura popular, literária, histórica, e do estudo do pensamento filosófico em Portugal.
Fonte: Maior TV