Acidente trágico cancela arraial e põe de luto a aldeia de Correias, em Rio Maior. Armando Madeira foi atingido por um camião carregado de...
Acidente trágico cancela arraial e põe de luto a aldeia de Correias, em Rio Maior. Armando Madeira foi atingido por um camião carregado de bebidas em pleno recinto da festa, quando se encontrava em cima de uma escada a cortar um ramo de uma árvore.
A aldeia de Correias, no concelho de Rio Maior, vai recuperando lentamente do choque que sofreu na quinta-feira, 27 de Junho, quando um morador da aldeia que voluntariamente ajudava nos preparativos das festas de São Pedro morreu esmagado por um camião carregado de bebidas.
O acidente motivou o cancelamento imediato das festividades.
O dramático acontecimento sucedeu por volta das 17h30, quando Armando Madeira Bernardo, 64 anos, pessoa muito popular na aldeia, se encontrava em cima de uma escada a cortar um ramo de uma árvore junto à capela, no recinto da festa, para que o veículo pudesse fazer convenientemente a manobra para descarregar os refrigerantes. O inesperado aconteceu quando o camião acabou por inadvertidamente descair, ajudado pelo piso inclinado, tendo a traseira do veículo atingido a vítima, que se encontrava numa escada encostada à árvore.
O homem que se encontrava ao volante não era o proprietário do veículo e estava também a ajudar nos preparativos dos festejos, sendo amigo da vítima. Quando se apercebeu da tragédia entrou de imediato em estado de choque, não tendo conseguido prosseguir a manobra do camião. Foi outra pessoa que, pouco depois, teve que conduzir o veículo, libertando o corpo de Armando Madeira que caiu inanimado, revelou a O MIRANTE um dos moradores da aldeia.
O impacto terá provocado o esmagamento na zona craniana e torácica, uma vez que o corpo da vítima ficou entalado entre a carroçaria do veículo e a árvore.
Na aldeia de Correias poucos querem falar do sucedido. Joaquim Correia Baptista conhecia Armando desde pequeno e é com pesar que recorda o drama. Foi o barulho das sirenes que o levou até ao local onde se deparou com um cenário trágico, recorda emocionado. Agora, evita falar sobre o assunto e passar naquela zona, porque lhe faz lembrar o final triste de um homem que estava de bem com toda a gente e que sempre contribuiu positivamente para a aldeia. O mesmo sentimento é partilhado por Hilário Santos, que o relembra como uma pessoa sempre bem-disposta.
A presidente da comissão de festas de Correias, Dina Carvalho, tinha ido a casa no momento em que o fatídico acidente ocorreu e não esconde o sofrimento que a situação lhe provoca e a toda a população. “Era uma pessoa bastante empenhada e sempre disposta a ajudar”, assim o descreve a presidente da comissão de festas. Os enfeites e iluminação que tinham sido colocados a preceito para a festa foram retirados no dia seguinte.
Armando Madeira Bernardo, distribuidor de café de profissão, sempre foi um elemento activo na preparação dos festejos anuais e um homem estimado na terra. Um acontecimento marcante para a população, agora de luto, que tão depressa não esquecerá o Armando “Pipa”, como era carinhosamente conhecido.
A família da vítima ainda está em choque com o sucedido. O funeral de Armando Madeira Bernardo decorreu no sábado, dia 29 de Junho, em Correias.
Fonte: O Mirante