O secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, presidiu à assinatura do protocolo entre a Câmara de Rio Maior, o IEFP-Instituto de For...

O secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, presidiu à assinatura do protocolo entre a Câmara de Rio Maior, o IEFP-Instituto de Formação Profissional e a empresa municipal Desmor, para promover novas oportunidades de emprego e formação profissional. Na assinatura do protocolo de colaboração e comodato com o e a Desmor estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, Félix Esménio, vice-presidente do Conselho Diretivo do IEFP, o delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, Vitor Gil e outras entidades convidadas pelo município.
A presidente da Câmara, Isaura Morais, disse que “a criação, de mais e melhor emprego no concelho de Rio Maior, é uma das diretrizes importantes” do seu executivo, reafirmando a disponibilidade da autarquia para “acolher e apoiar os empresários que queiram investir no concelho, com celeridade nos processos, reiterando as condições excecionais existentes a nível geográfico e de acessibilidades”.
O Centro de Negócios e Inovação, sob a gestão da Desmor, tem como objetivo principal apoiar as empresas locais, e também todos os empresários e empreendedores na criação, manutenção e financiamento do seu próprio negócio. Neste Centro funcionarão também as instalações do GIP – Gabinete de Apoio e Inserção Social. A partir de agora, Rio Maior contará ainda com 5 salas de formação profissional sob alçada do IEFP onde serão promovidas acções de formação levadas a cabo pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, visando o empreendedorismo e a criação do próprio emprego.
Atenta à situação económica do país e ao aumento da taxa de desemprego, para além das medidas normais de apoio social, a Câmara Municipal procurou com este protocolo manter a aposta no desenvolvimento sustentado do concelho, investindo num pilar fundamental, formação e qualificação profissional dos seus munícipes. “A permanência no mesmo espaço de quem gera emprego com quem o procura resultará satisfatoriamente para ambas as partes”, acredita a presidente Isaura Morais, considerando que “esta parceria trará por certo grandes benefícios ao concelho de Rio Maior, um local atrativo para a fixação de empresas e pessoas”.