O projeto “Floresta Segura”, que tem vindo a ser desenvolvido a nível nacional desde 2012 pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) em parc...
O projeto “Floresta Segura”, que tem vindo a ser desenvolvido a nível nacional desde 2012 pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB) em parceria com o grupo Portucel, vai arrancar este ano no concelho de Rio Maior, onde serão realizadas cinco ações de formação teóricas e práticas.
A primeira sessão vai realizar-se no dia 22 de março na associação de Vale de Óbidos, às 17 horas, seguindo-se a Associação Potes Mouros, em Alcobertas, no dia seguinte, 23, às 16 horas.
A campanha prossegue a 19 de abril no Pé da Serra, às 17 horas, seguindo-se a Associação de Casais Monizes, na freguesia de Alcobertas, no dia 20, às 16 horas.
A iniciativa termina no dia 4 de maio, na sede da freguesia de São Sebastião, às 16 horas.
As ações do projeto, que tem como objetivo principal reduzir a ocorrência de incêndios através da sensibilização sobre os princípios básicos de prevenção de incêndios, visam sobretudo dar às populações as noções das boas práticas em queimas e fogueiras seguras.
Em Portugal, mais de metade dos incêndios florestais resulta da prática de atos de pura negligência por parte dos cidadãos, e foi com base neste pressuposto que a ENB e a Portucel começaram a desenvolver o projeto que, de forma pedagógica e tecnicamente correta, alerta para a necessidade de diminuir o número de ignições, e ensinar os agricultores e a população rural a efetuar queimas e fogueiras seguras.
Para além de Rio Maior, este ano foram ainda escolhidos os concelhos de Paredes e de S. Pedro do Sul para beneficiarem da intervenção do projeto “Floresta Segura”, em datas ainda a anunciar.
Fonte: Rede regional