Azeite da Golegã, mel de Mação, flor de sal e sal aromatizado das salinas de Rio Maior ou queijinhos da Escola Superior Agrária de Santaré...
Azeite da Golegã, mel de Mação, flor de sal e sal aromatizado das salinas de Rio Maior ou queijinhos da Escola Superior Agrária de Santarém estão a chegar a lojas gourmet, numa iniciativa de "O Melhor do Ribatejo".
No "pacote" constam também sabonetes de azeite da Quinta do Juncal, compotas de Achete, tábuas de madeira de Pernes, chás de Vale da Trave e enchidos das Fazendas de Almeirim, em embalagens que remetem para as tradições ribatejanas. "O Melhor do Ribatejo" está esses produtos selecionados da região, de pequenos produtores e artesãos, em lojas gourmet de todo o país mas também do estrangeiro, em embalagens que recorrem a figuras típicas.
O projeto "nasceu com o objetivo de promover a região e o melhor que nela se produz", disse Ana Cascalheira, a fundadora da Ah! D'ideias, empresa de design e publicidade, de Santarém, de onde emergiu a ideia. "Como homenagem aos ribatejanos e ao folclore selecionámos figuras típicas, como o Chico e a Rosa, que ilustram e dão vida a embalagens coloridas, recheadas de diálogos castiços e divertidos", lê-se no site da marca, onde é possível aceder a uma loja online ou conhecer alguns dos artesãos.
Os "corninhos da sorte" do senhor Canolho, de Almeirim, ou os barretinhos de lã (verdes com uma barra vermelha) de Maria da Luz, de Santarém (mãe e sócia de Ana) e postais são outros dos produtos, "uma seleção muito cuidada", que estão já à venda numa loja em Londres, podendo em breve chegar à Polónia e à Suécia. Ana Cascalheira disse à Lusa que os contactos lhe chegam através do site ou do Facebook, de pessoas que fazem a intermediação, tendo reunido já um conjunto de contactos em eventos, como recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa. Explicando que a ideia, que lançou durante o Festival Nacional de Gastronomia, em outubro último, lhe surgiu da vontade de embalar os pampilhos, um doce tradicional de Santarém, Ana Cascalheira adiantou que ainda não desistiu do projeto, que irá concretizar quando a questão da colocação do produto permitir lidar com os prazos de validade. Entre os produtos que tem "debaixo de olho", estão ainda tomate seco em azeite, doce de melão, frutos secos de Torres Novas, sendo que os vinhos e os licores são mais morosos devido às exigências da rotulagem. No site da empresa, que criou três postos de trabalho, Ana Cascalheira escreveu: "O sol ribatejano ilumina-nos e as cores da lezíria são a nossa inspiração. Adoramos pampilhos, tipografia, vespas, fotografia, jipes, ilustração, todo tipo de velharias e a magia do comércio tradicional. Os lineares dos supermercados são a nossa segunda casa. Somos viciados em embalagens, seja mousse ou graxa. Não somos supersticiosos, mas temos um corninho da sorte na gaveta que nos faz sentir invencíveis".
Fonte: Diario de Noticias
No "pacote" constam também sabonetes de azeite da Quinta do Juncal, compotas de Achete, tábuas de madeira de Pernes, chás de Vale da Trave e enchidos das Fazendas de Almeirim, em embalagens que remetem para as tradições ribatejanas. "O Melhor do Ribatejo" está esses produtos selecionados da região, de pequenos produtores e artesãos, em lojas gourmet de todo o país mas também do estrangeiro, em embalagens que recorrem a figuras típicas.
O projeto "nasceu com o objetivo de promover a região e o melhor que nela se produz", disse Ana Cascalheira, a fundadora da Ah! D'ideias, empresa de design e publicidade, de Santarém, de onde emergiu a ideia. "Como homenagem aos ribatejanos e ao folclore selecionámos figuras típicas, como o Chico e a Rosa, que ilustram e dão vida a embalagens coloridas, recheadas de diálogos castiços e divertidos", lê-se no site da marca, onde é possível aceder a uma loja online ou conhecer alguns dos artesãos.
Os "corninhos da sorte" do senhor Canolho, de Almeirim, ou os barretinhos de lã (verdes com uma barra vermelha) de Maria da Luz, de Santarém (mãe e sócia de Ana) e postais são outros dos produtos, "uma seleção muito cuidada", que estão já à venda numa loja em Londres, podendo em breve chegar à Polónia e à Suécia. Ana Cascalheira disse à Lusa que os contactos lhe chegam através do site ou do Facebook, de pessoas que fazem a intermediação, tendo reunido já um conjunto de contactos em eventos, como recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa. Explicando que a ideia, que lançou durante o Festival Nacional de Gastronomia, em outubro último, lhe surgiu da vontade de embalar os pampilhos, um doce tradicional de Santarém, Ana Cascalheira adiantou que ainda não desistiu do projeto, que irá concretizar quando a questão da colocação do produto permitir lidar com os prazos de validade. Entre os produtos que tem "debaixo de olho", estão ainda tomate seco em azeite, doce de melão, frutos secos de Torres Novas, sendo que os vinhos e os licores são mais morosos devido às exigências da rotulagem. No site da empresa, que criou três postos de trabalho, Ana Cascalheira escreveu: "O sol ribatejano ilumina-nos e as cores da lezíria são a nossa inspiração. Adoramos pampilhos, tipografia, vespas, fotografia, jipes, ilustração, todo tipo de velharias e a magia do comércio tradicional. Os lineares dos supermercados são a nossa segunda casa. Somos viciados em embalagens, seja mousse ou graxa. Não somos supersticiosos, mas temos um corninho da sorte na gaveta que nos faz sentir invencíveis".
Fonte: Diario de Noticias