´

Sabes como surgiu a Moca de Rio Maior ?

Em 1974, o 25 de Abril culmina um processo marcado por longos anos de esperanças sem efeito. Tudo aquilo que se esboçara em 1958, mas sem...

Em 1974, o 25 de Abril culmina um processo marcado por longos anos de esperanças sem efeito. Tudo aquilo que se esboçara em 1958, mas sem sucesso, tinha agora efectiva concretização.
De Santarém partiu a revolução, no dia em que o capitão Salgueiro Maia liderou os seus homens em direcção a Lisboa.
Quanto a Rio Maior, sobressaiu especialmente nos momentos que se seguiram à Revolução.

O «Verão Quente» de 1975, cuja memória e os traumas ainda hoje perpassam parte da sociedade portuguesa que os viveu. A «moca» de Rio Maior ficou então famosa, ao ponto de ainda hoje ser citada frequentemente a propósito desta ou daquela altercação.

Nunca como naquela altura a ameaça de Guerra Civil foi tão grande. Acaso tivesse acontecido, poderia muito bem ter surgido uma divisão entre o sul, mais esquerdista, mais revolucionário, e o norte, mais reaccionário, mais arreigado às antigas convicções, mais dominado pela Igreja Católica.

Como referia em tempos o «Barnabé», «estávamos na fronteira entre Azambuja e Rio Maior, e nem nos dávamos conta de que se o país entrasse em guerra civil, se partiria ao meio exactamente por ali.»

Em 13 de Julho de 1975, deu-se o famoso assalto à sede do PCP em Rio Maior. Teve aqui início uma série de acções violentas contra as sedes de partidos e organizações políticas de esquerda. Estas acções deram-se com maior intensidade no norte do país, mas estenderam-se também, como se pode velo exemplo de Rio Maior, ao centro de Portugal. No mesmo dia, foi também destruída a sede do FSP – Frente Socialista Popular.

A 7 de Novembro do mesmo ano, deram-se confrontos violentos na região de Rio Maior entre representantes das UCP’s e Cooperativas Agrícolas da Zona de Intervenção da Reforma Agrária (as ZIRA’s, ligadas ao sector do trabalhadores rurais) e representantes da CAP – Confederação de Agricultores Portugueses, instituição ligada aos interesses dos proprietários agrícolas.

Alguns dias depois, em 24 de Novembro, culminando uma série de acções revolucionárias, que teve o seu apogeu na ocupação de terras no sul do país, os agricultores de Rio Maior barraram todas as passagens para Lisboa. Eram cerca de três mil e exigiam a suspensão imediata da Reforma Agrária e das Leis do Arrendamento Rural. Nos dias seguintes, os plenários de agricultores sucederam-se e as divergências agudizaram-se, em especial porque se viviam momentos de grande crise política no país e porque Esquerda e Direita extremavam posições.

As «barricadas de Rio Maior», como ficaram conhecidas, deram azo a intensos debates na Assembleia Constituinte. Durante o mês de Dezembro, por exemplo, o tema foi discutido acaloradamente em cinco sessões. Os protagonistas, invariavelmente, eram os Deputados do PCP, que acusavam a Direita de estar na base daquelas contestações, e o CDS, que se defendia de tais ataques, muitas vezes personalizados em Galvão de Melo ou em Freitas do Amaral.
Porque a história é o momento, é o documento que fixou a palavra, a frase, a declaração, interessa conhecer, mesmo longamente, essas tardes quentes em que os Deputados constituintes se dedicaram a dissecar os acontecimentos de Rio Maior, encarregando-se assim de colocar na posteridade a célebre «moca» de que ainda hoje se fala constantemente.

«O Sr. Carreira Marques (PCP): – Sr. Presidente, Srs. Deputados: (…) Nem uma única voz aqui se ouviu para condenar que fosse os graves acontecimentos de Rio Maior e de Odemira, onde os fascistas lançaram autênticos ultimatos ao Conselho da Revolução e ao Presidente da República e atentaram seriamente contra as liberdades e a ordem democrática, e é importante que todos os antifascistas o façam prontamente, denunciando os ataques reaccionários.
Em Rio Maior, onde a reacção parece apostada em reunir o seu quartel-general, e a pretexto de justas reivindicações de pequenos e médios agricultores, os fascistas montaram todo um cenário de guerra aberta contra Lisboa.

Uma voz: – Social-fascista!

Vozes de protesto.

O Orador: – Fizeram uma manifestação, lançaram panfletos spinolistas, arvoraram-se numa chamada «União das Alianças dos Agricultores», que emitiu um manifesto, onde se dizia textualmente: «Vamos fazer valer os nossos direitos por meio de acções concretas que nos preservem de atentados inaceitáveis à propriedade privada.» E terminava o papelinho com palavras de ordem do estilo «Não às ocupações selvagens», «Pela defesa da legítima propriedade privada». Fizeram barricadas, cortaram estradas e outros acessos a Lisboa e ameaçaram cortar os abastecimentos de leite, água e energia eléctrica à capital se as suas reivindicações não fossem satisfeitas. É bom lembrar algumas das suas exigências: revisão imediata da Lei da Reforma Agrária; restituição das terras ocupadas aos antigos proprietários; saneamento imediato do Secretário de Estado da Estruturação Agrária, António Bica.

Vozes: – Muito bem!


Vozes diversas que não foi possível registar.

Uma voz (dirigindo-se para as bancadas da direita): – Cala a boca, urso!»

O Sr. Presidente: – Chamo a atenção dos Srs. Deputados.

Orador: – Mas Portugal não começa em Rio Maior, como ridiculamente pretendiam os promotores fascistas lá concentrados, porque os trabalhadores portugueses não deixam que os dividam entre Norte e Sul, porque a sua luta e os seus interesses são comuns.
A sublevação contra-revolucionária de Rio Maior inscreve-se de alto a baixo na crise criada pela actuação das forças de direita no Governo e nas forças armadas, pela repressão contra a esquerda militar, pelos saneamentos à esquerda, pela nomeação de reaccionários para postos de comando. Sempre que a direita avança, avança o fascismo na sua peugada. Não para a deixar caminhar em sossego, mas para a ultrapassar e esmagar na primeira oportunidade. Por isso os fascistas promoveram uma reunião em Rio Maior, no dia 24, para cortar as vias de acesso a Lisboa e para ameaçar perigosamente as liberdades duramente conquistadas pelas massas trabalhadoras e pelo povo português.

Uma voz: – É falso. (…)

O Orador – É este conhecido fascista, protegido ainda por algumas forças deste país, que aparece em 24 de Novembro a dirigir pessoalmente uma séria provocação contra a Reforma Agrária, que não pode ser entendida isoladamente, mas que muito tem a ver com toda a série orquestrada de ataques e provocações ocorridos por todo o País, com vista a intimidar os trabalhadores, a fazer recuar a Revolução e a criar um clima de instabilidade política e social.
São acções deste tipo que nos demonstram que o perigo de uma ditadura fascista aparece claramente no horizonte se não se unirem rapidamente todos os que querem fazer-lhe frente. Por isso se devem tomar de imediato medidas severas contra actividades contra-revolucionárias, designadamente do ELP e do MDLP. Por isso devem cessar imediatamente as prisões, a repressão, os saneamentos à esquerda e as perseguições a todos quantos se têm entregado à causa da Revolução.
Os ataques ao PCP serão igualmente aplaudidos pela fera fascista, que nos espreita, como igualmente serão aproveitados os silêncios que se fizerem de actos como os que aqui acabamos de denunciar.
O orador fez a sua intervenção da tribuna.)
Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: – O Sr. Deputado Fernando Roriz pediu a palavra. É um pedido de esclarecimento?

O Sr. Fernando Roriz (PPD): – Era um pedido de esclarecimento, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: – Tem a palavra o Sr. Deputado para formular o seu pedido de esclarecimento.

O Sr. Fernando Roriz (PPD): – Era um pedido de esclarecimento ao orador que acabou de usar da palavra.
Eu ouvi a referência que o orador fez à manifestação de Rio Maior, que considerou um meio de coacção contra o Conselho da Revolução. Salvo erro, foi esta a expressão que ele usou. E apreciei, naturalmente, o prurido de legalidade democrática que essa afirmação encerra. Entretanto, porque eu, por motivos de doença, não estive presente nesta Assembleia nos dias que se seguiram ao sequestro dos Deputados nesta Assembleia Constituinte, gostaria de perguntar ao Sr. Deputado que usou da palavra se o Partido Comunista Português, em face desta atitude, tomou qualquer posição de condenação desse sequestro que foi feito aos Deputados da Assembleia Constituinte, se não considerou também que isso foi um meio de coacção contra o Conselho da Revolução e o Governo.
(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: – Mais algum dos Srs. Deputados deseja pedir esclarecimentos?

Pausa.

O Sr. Deputado Manuel Ramos?

Pausa.

Tem V. Ex.ª a palavra para um pedido de esclarecimento.

O Sr. Manuel Ramos (PS): – O Sr. Deputado referiu-se à nomeação de reaccionários para postos de comando. Já o Sr. Deputado Carlos Brito há dias tinha dito a mesma coisa, e também há dias pedi ao Sr. Deputado Carlos Brito que ele me dissesse concretamente a quem se referia. É claro que o Sr. Deputado Carlos Brito não respondeu concretamente, tal como  eu pedira, de maneira que eu peço agora, de novo, ao Sr. Deputado que acabou de falar o seguinte: se há efectivamente reaccionários em postos de comando, importa denunciá-los, e, portanto, eu peço ao Sr. Deputado que enuncie esses nomes, porque, se assim não for, não poderemos dar o mínimo valor às suas afirmações.
(O orador não reviu.)

Vozes: – Muito bem!

O Sr. Presidente: – Mais algum pedido de esclarecimento?
Pausa.

O Sr. Deputado António Campos.

O Sr. António Campos (PS): – Eu desejava perguntar ao Sr. Deputado, para lhe reconhecer, aliás, uma força moral nesta intervenção, quando ele concretamente ataca as barricadas de Rio Maior se também ataca as barricadas feitas em 19 de Junho ao Partido Socialista.

Vozes: – Muito bem!

O Orador: – O segundo ponto que eu também gostava de saber é, quando ele condena o contrabando de armas, se ele o condena também em relação aos partidos que vêm fazendo contrabando de armas neste país.
(O orador não reviu.)

Uma voz: – O PS!

Burburinho na Sala.

O Sr. Presidente: – Feitos os pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Carreira Marques, para responder, se o entender.

O Sr. Carreira Marques (PCP): – Em relação ao primeiro pedido de esclarecimento, devo dizer que o Sr. Deputado certamente não tem tomado atenção aos documentos do meu partido.

Risos.

Neles se dizia claramente, em relação à retenção dos Deputados nesta Assembleia, que não concordávamos com essa forma. Isso foi dito claramente pelo meu partido nos seus comunicados.
Em relação ao Sr. Deputado Manuel Ramos, devo dizer-lhe que o meu partido já denunciou alguns, naturalmente.

Uma voz: – Muito bem!

Vozes: – Quais? Diz quais.

O Orador: – Irá denunciando outros, à medida que eles forem aparecendo.

Manifestações na Sala.
Em relação ao Sr. Deputado António Campos, eu não consigo perceber o que tem a ver uma barricada fascista feita em Rio Maior com uma outra coisa que é a tentativa de impedir que exista uma marcha sobre Lisboa com todos os fascistas e ELPs.
(O orador não reviu.)

Agitação na Sala.

Vozes: – Fascista! Social-fascista!

Apupos.

O Sr. Presidente: – Pede-se a atenção.

Manifestações ruidosas.

O Sr. Presidente: – Srs. Deputados, pede-se mais comedimento.

Vozes: – Já chega de fascistas. Rua!

Grandes manifestações.»
(Acta da sessão de 4 de Dezembro de 1975 da Assembleia Constituinte)
O calor dos debates pode ser justificado pelos momentos que o país atravessava e pela gravidade das barricadas de Rio Maior. Quanto aos insultos, eram o «pão nosso de cada dia» na Assembleia Constituinte da República portuguesa.

Fonte: aventar

COMMENTS

Nome

– Elaboração ¨rio 1000 109 11 17 1974 1981 20 2000 2009 2013 2014 2015 2020 21 25 2d 3000 360 361 3d 4000 6 60 70 82 a-dos-francos a15 abandona abastecimento abate aberto abrantes Abril absuluta acabar academia académica academy Ação acção acções acelaração aces Acidente acolher acolhimento acordeões acordeonista acordo actividade acupunctura administração administrador administrativa adopção Aéreo afc afonso África afro agência agosto agradedecer agrária agredidos agricula agricultura agro alimentar agronomia agruido agrupamento agua água águas aire ajuda alberto álbum alcanede alcanena alcatrão alcobaça alcobertas alcobertense alcoentre aldeia aldeias alegórico alemanhã alemão Alentejo alerta Alexandre algar algarve almada Almeirim almerim alojamento alpiarça alterações alternativa alteza alto altura alunos alvim alvitejo ama amador amadora amarela amarelo ambientais ambiental ambientalistas ambiente ambulâncias ameaça ameaças amiais amianto amiga amigos ampliação ana análise analises andar andebol android Angelino angola animação animada animais animal animar aninimato aniversario aniversário anjo ano anónimas anonimo anormal anos anta antige antigo António Antuérpia anúncio aparição apoio aposentação app aproder apuramento aquático aquecimento ar arbitagem árbitos árbitros arco área argélia argentino arguidas armando armas armazém aromatizado arqueológicas arqueológico arquitectura arquitetónico arrieiro arrouquelas arroz arruda arte artes Artesanato artesãos artigo artigos artista artistas Árvore assalto asseiceira assembleia assentiz Assessor assinatura assis assistência associação associativismo associativo assunção assustar ata ataques ateletismo atendimento ateu aticker atituna atividades atleta atletas atlética atletismo atm atmosfera atomosfera atrazo atropelado atropelamento augusto aumento Áustria autarquia Autárquicas autárquicos autárticas auto automosféra automóveis autor autoridades avançada avaria avenida aventura avião aviso azambuja Azambujeira azebaijão azeite Azerbaijão azinheira bacalhau badula baião bailarito baixar baixo baku balanço baleia banco banda bandas bandeira banho barata barato Barras barreira barricadas básica básico basket basquetbol basta batalha batata BE beira belga bélgica bellaria bem benavente benaventenses benção benedita benfica benjamins bento bernardo bes bessa biblioteca bica bispo bloco boas boato boavista bob bola boleia bolsa bolso Bolton bomba Bombarral bombeira bombeiro bombeiros braço braga Bragança branco brasil brincadeira brito bronze btl Bulgária Bullying burla burlão busto cabeça cabos cabrito caça caçadeira cadaval cadáver cadeira caderno cadete café caixa caldas caldas da Rainha caldeira calor cama camarâ câmara camião camisola campanha campeã campeão campeonato campo campofrio canábis canal cancelado cancro candeeiros candidatura candoso caniceira canta cão cap capital captar carbono cardíacos cáritas carjacking carlos Carnaval carnes carreira carrinha carro carta cartaxo cartazes cartões casa casais casais monizes casal casimiro caso castelo castro Catarina cauda cavaleiros cd CDOS cds cdu cebola ceboleiro cedência cega celtic cemitério centenaria centro ceo cerimonia certame certificados césar César Silva chã chamas chaminé Champions chãos chapitô charcutaria charles chassi chave Chaves checa chefe chefs cheque Chi chicharos china Chinesa choque chuva ciclismo ciclo cicloturismo ciclovia cidadã cidadania cidadão cidadãos cidade ciência ciências cientistas cima cinderela cine cinema cinetatro circense circo circulação circular circulo cívico civil classificação classificados CLDS+ clemente cliente climáticas Clínica clube cmtv cnirm cnrm coação cobre coelho Coimbra coleção Coleccionadores colecionismo colectividades coligação colinária comando combustíveis combustível comentador comercio comibra comisão comissão comité compal companhia comparticipação competição complementar comprimento comunicação comunicado comunidade comunista comunitário concelho concurso condicionada condicionamento condições condução condutor confiança congresso conjunto conjunto!evite conselho conservação conservatória consoada construção consuada consumo contacto continental continente contrato controlo convenção conversa convívio convocados cooperativa cop corpo corporações correias correio correios correr correspondência corrida cortiçada Coruchense cost Costa costrói country cozinha cozinhar cozinheiro Crato credito crença criação criança crianças criar criativo crime crimes criminal cris crise crisma cristã cristas cristianismo Cristo croá cromos cronica cross crucificado ctt cubanos cuidados cultura cultural curiosidades curso cursos curtada curtiçada curto curva custo elevado dados danos dar dardo david debate debito declarações deco decoração defesa deficiência degradados delgado democrata denuncia depomor deputado derrota desapareceu desaparecido descriminação desemprego desenvolvimento desfavorecidos desfilaram desfile design deslizamento desmor despiste desportiva desportivas desportivo desporto destruíram detenção detidas detido deus dezembro dgpc dia diário dias dietético digital dinheiro diocese dióxido diplomas direção directo direita direito direto diretor dirigente dirigentes discos disputa distribuição distribuído distrital distrito diversificação divida dívidas divisão divulgação dj doação doar Doçaria doce docomono doença doentes dois dom doméstica domestico domingo dono donwload dopagem dormir douturamento droga duas duatlo duelo duque Durate duzentos ebi ecologista economia ecónomicas edição edifício edifícios educação educativo Edviges Edviges Joaquina electricidade eléctricos eleição eleições eleitoral eleitos eletrica elétricas elétrico eletrónica eliminatórias embateu emergência emidio Emídio emigrante emigrantes emissora empreendedorismo emprego empregos empresa empresarial empresario empresário empresários empresas EN1 en114 encarnados encerrada encerram encerramento enchidos encomenda encontrado encontro energia energie enfermeiros ensina ensino entidade entradas entrega entregou entrevista entrocamento entrudo eólica eólico episódio época equipa equipamentos erasmus escaravelho escola escola superior escolar escolares escolas escreve escultor escultura esdrm esmagado espaço espadanal Espanha especial espetáculos espirito esponja esposa esquerda estacionamento estádio estado estafeta estafetas estagiar estágio estágios estanganhola estilos estimação estoril estrada estradas estrageiros estragos estrangeiro estrela Estremadura estudante estudantes estudar estudo estudos estulturas estupefacientes eugénia EUGÉNIA LIMA eurico euro euroeste Europa europeia europeias europeu europeus euros eurovisão evento eventos evite exame exclusivo exemplar experiência exportado exposções exposição expostas expresso expropriação extraordinária extremo fábrica fabril face facebook fachadas faculdade faixa fajudis faleceu falsa falsos falta familia família familias famílias fanfarras fat fátima fechada fecham Federação feira feitor Feliciano feminina femininas feminino fenómenos fenprof feriado férias ferido feridos ferimentos fernando ferreira ferro fértil festa festas festival fialho fiambre fibras figueiras figueiredo figurantes fil filha filipe filme fim final finalista finanças financiamento Fiscalização física fitoterapia flagrante flor floresta fogo foka folclórico fonte food força forcados formação formar formativa forte foto fotográfia fráguas franca França francisco frankfurt frazão freddy freguesia freiria frente frimor frio frontal frota fruta frutos fugueiras fumo funcionários fundação fundo fundos funeral furto Futebol futsal futurista futuro galo ganhou garagem garantia gasóleo Gastronomia gato gelo gémeo geral gestão ginásio global gnr golegã golf golfinho golo gonçalo google gosto gostos gourmet governo graffiti gralhas gramas grande grave greve grua grupo grupos gruta guarda guerra guerreiro guitarra h2o habitação habitantes hasta haxixe helena hélice helicopetro HEMATOMAS henriques herdade herói híbrido hidráulica hipermercado historia história HISTÓRIAS histórico Holanda homem homenagem hong hora horário horas hospital hotel humanitária Hungria iaaf iampmei iapmei ibérico ic2 idade identificação ídolos idoso idosos iefp igor igredientes igreja ikea ilícitos ilusionismo imagem imaginação imi imóveis império imt inalentejo inatel inauguração inaugurado incêndio incêndios incentivos indentidade independente indignação indignado individual individuo indivíduos industria indústria industrial inem inês infantil infantis infestada informação informático iniciativa inovação inquérito inscrições inserção insônias inspecção instituição instituto insuficiente intercambio interesse interior interna internacional internet interrogatório intervalo intervenção inundada invepe inverno invest investigação investigadores investimento investiu iphone ipma ipss irs Isabel isaura Israel italiano iva jacinto janeiro jantar jardim jerónimo jessus jesus joana joão joaquim Joaquina jogo jogos joluso jorge jornada jornadas jornal josé jovem jovem olhos jovens Juan juanillo jubileu judaísmo judicial judo julgamento julho junho júnior juniores junta juntos jurados juri júri juros juvenil juvenis juventude kempo kisomba kito km Kung ladrão lagoa lam lançamento lar laranja latifundiária Laureano leader leão lectivo legionela legislativas lei leiria leitões leitores lençois lenda leonardo letivo levantamento levantar lexus lezíria lezírias licenciamento licenciatura lider lidl liga ligeiro ligeiros like likes lima limpa limpeza lisboa litoral litros liu livre livres livro livrões livros lixo locais local localidade localidades localização loja lojas lote low luciano lucro lugar lugares Luís luminosa luminozo luta luxo mação madalena madeira madrid magia magico maia maio maior maioral maioria mais malabarismo malaqueijo malato mama Manchester City mandato manhã manobra manuais manuel manuela manutenção. mapas maps maqueta maquina maquinas mar marca marcado marcelo marcha marchador marco Março maria mariana marinhas mario mário marisa marlene marmeleira MARQUES marta martelo martinho Martins mascote masculino mata matadouro matemática material maternidade mau mazelas medalha médias medica médica médicas Medicina medico médico médicos medo meios mel melhor melhoramentos memória menino mensagem mentira mentiras meo mercadinho Mercado mercadorias Mercedes merche mérito messias meta meteorológicas meteorológico metrologia metrólogicas metros mic micael Miguel milhão milhões militantes militares mina mineiro minerais minerio mini ministério ministra ministro mirante miss missa moca moçambique modalfa modelo modernização moedas moinho mola monizes montanelas monumento moradores morais Moreirense Morre mortais morte morto mosaico mota motards motas moto motociclo motocross motora motorizadas mouros móveis movimento mulher mulheres multa multibanco Multiusos mundiais mundial mundias mundo municipal município museu musica música musical n1 nacional nações nadador namibia namoro não Nascimento natação natal natalidade natural natureza natureza cavalaria nazaré nba negociações negocio negócios negra nersant neve neves ninho Nissan nível nobre noite norte Noruega nossa notario notas noticia noticias nova novidades novo novos nozes Núcleo nulo numerosas Nuno nutrição Óbidos óbitos objetivo obra obras obrigado oceano octávio oeiras oeste ofende oferta oficial oficina oitavos óleo olha olimpíadas Olimpico Olímpico olimpicos olímpicos oliveira on-line online opa operação operações opinião oportunidade oração orçamento ordinária organização órgãos original Orlando City orquestra ouro outdoors Outeiro ozono pacheco padre pagamento pagina pai paião pais país paisagem palco palestra palhaço palhatiko palmeira papa papel paragem parceria paris parlamento paróquia parque pars participação participantes particular partido partilha passadeira passageiro passageiros passeio pastelaria pastor pastoral patricia património paulo pavilhão payasso pcp pdm peças pecuária pedreira pedro pele pendões penhiche Peniche penta pequenas pequeno pequim perdido pereira perferido perigo perigosa perigosas periquito pernes pesado pescas pescoço peso pessoas petição petit peugeot pide piedade pina pingo pingo doce pinheiro pintadas pinto pintura pisões pitu placas planeta Plano playback plhaço pmbn pme pobre poder pódio policia polícia policromático Polidesportivo politécnico politica politico político polo Polónia poluição pontevel população popular porco porcos pordata portal portas portatil portela portimão porto Portugal português Portuguesa portuguese posse postos potes poupar povo pp praça prado praga praia prática práticas prato pré-época pré-Juniores pré-primárias preço preços prédio prémio prémios premium prenda preparativos presepio presidente presídios prestigio previsões primaria primarias primeira primeiro prisão privada privado problemas processo processos procura Procuradora produção produtor produtores produtos professor professora profissionais profissional profissionalização profissões profundeza programa programas projecto projeto promoção promocional promover proprietários proteção protecção protocolo prova ps pscicologia psd publica pública publicidade público pulseira puro qren Quadros qualidade qualificação quartel quarto quartos quebradas queda queijo queixa quem quilómetros quinta quintas quintino quinzenal rainha raio rancho rangel Ranking rapaz raquel rato reablitação reabre real rebanho recandidatura receitas reciclado reconhecimento recorde recoverde recriação recuperação recuperado rede redentor redes refeições referencia reforço refugiados região regina regional registo registos regresso regulamento rei relâmpago religião remix remoção removidas rendimento reparação reportagem reportagens reposição repteis reptição republica república requalificação residencia residência residencial residências residente residos resistente responsabilidade restaurante resultado retroescavadora reunião revelar riachense ribafria Ribatejana Ribatejo ribeira ricardo ricardo quaresma rigor rio rio ave rio de janeiro rio maior rio_maior rio2016 riomaiorense riomaiorenses riomaiorneses risco rita rm rock rodagem Rodoviária rodrigues rolante roma romana romance romano romero rosa rotas rotunda Roubadas roubo rtp rtp1 rtpi rua rubrica rugby rui rural rústico ruth sabado sacar sacramento saída sal sala salgado salinas salsicha salubridade saneamento sangue santa Santarém santiagueño santo santos santuário são são sebastião são valentim saraiva saudável saúde sáude Scalabitano scania sebastião secrétaio secretário secundária segredos segunda segura segurança Seguro seia seilá seleção selecção selos sem semaferos semáforo semana semanalmente semedo semi semi-final semi-reboques seminário senhor senhora senhorial senior sénior seniores senta sentado sentença separador sequeira sérgio serpa serra serrano serviço serviços sessão Setembro setubal Setúbal sic sidney sigma silva silvino sinal sinalização sindicato sinistro sinnai sirio sis smith sms soares sobreiro socia sociais social socialista sociedade socorro sofia sol solidariedade solidário sonae sondagem sonho sourões sousa Sousel soveral sozinho sponge sporting sportinguista sports spray stand strada stret sub sub-16 sub-19 sub-20 Suécia suficiente Suinicultura suiniculturas sul sumaprod super superior supermercado surpresa susana suspeito suspeitos suspenso sustentabilidade swedwood tablet taça taipense talento talentos taminta tarifa tartarugas tasquinhas tavares taxa tc200h tdt teatro técnico tecnologia tecnovia teira tejo telefone telespectadores televisão telhados tem tempestade tempo temporada temporal tenda ténis teórica teresa terra terreno território terrorista Tertúlia tese tesoura tetos tiro titulo título todo tolerância tomada tomar tomé tony topo torneio torres total tourada touros trabalho tractor tradição tradicionais Tradicional tradições trafico tráfico trágico transformação trânsito transmissão transparência transporte tratamentos treina treinador treino triatlo Tribunal triplete triunfo troço troféu trovoada trovoadas tube Tuiná tuna tunas turismo turquia tv tvi ucp udrm ultima última união unidade universidade universitário urbana urbano urgência urgentes urina urnas usadas utentes utilizador vac vala valbom vale valeria valeta valor Valores valorização valorsul VANDA vandalismo várzea vasco vegas veiculo veiculos veículos velha vencedor vencedora vendedor vento vera verão verde verdes vereador vermelho vestidos veteranos via viação Viagens viana viatura viaturas vice vice-presidente vida video vídeo videos vieira view vila vinci vinho violação violência viral virtual visibilidade visinhos visita visitar vista vitima vitimas vitoria vitória vitorino viver vmer volta voluntários votado voto voz Workshop worten xira yamaha you zira zona zoom
false
ltr
item
Portal Rio Maior: Sabes como surgiu a Moca de Rio Maior ?
Sabes como surgiu a Moca de Rio Maior ?
http://semanal.omirante.pt/fotos/482/31842.JPG
Portal Rio Maior
http://portalriomaior.blogspot.com/2015/08/sabes-como-surgiu-moca-de-rio-maior.html
http://portalriomaior.blogspot.com/
http://portalriomaior.blogspot.com/
http://portalriomaior.blogspot.com/2015/08/sabes-como-surgiu-moca-de-rio-maior.html
true
7138436529617331598
UTF-8
Not found any posts MAIS LER ARTIGO Reply Cancel reply Delete Por Home PAGES POSTS MAIS JÁ LEU ESTES ARTIGOS ? LABEL ARCHIVE PESQUISAR Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago