O papa Francisco lançou um apelo, este domingo, para que todas as comunidades católicas da Europa acolham uma família de refugiados, anun...
O papa Francisco lançou um apelo, este domingo, para que todas as comunidades católicas da Europa acolham uma família de refugiados, anunciando que ele começaria pelas duas paróquias do Vaticano.
O apelo foi escutado com atenção pela Diocese de Santarém ou não estivesse o Bispo de Santarém D. Manuel Domingues reunido esta semana em Roma com o Papa Francisco.
Quanto á resposta que está a ser preparada no distrito, adianta que está a ser debatidas a ideia de criar um espaço na Cáritas, e procurar casas com rendas apoiadas.
Embora já tenha sido contatado por famílias do distrito que se dispõem a receber refugiados, o Padre Aníbal refere que “nesta primeira fase só as paróquias da principais cidades, como Santarém, Tomar, Torres Novas, Rio Maior, Almeirim e Abrantes têm condições para adotar o desafio do Papa”. Isto porque “as visitas são boas de receber, mas com estes refugiados é uma questão de mais longo prazo, que exige acompanhamento, desde logo pela aprendizagem da nossa língua”.
Num “gesto concreto” em preparação do jubileu da misericórdia que começa em Dezembro, “que cada paróquia, cada comunidade religiosa, cada mosteiro, cada santuário da Europa acolha uma família”, pediu Francisco, num tom de grave urgência, por ocasião da oração do Angelus.
Fonte: O Ribatejo